O Lar Dona Anita é um espaço de acolhimento, um lar provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva. Lá, eles recebem todo o cuidado necessário até que seja possível o retorno à família de origem ou o encaminhamento para uma família adotiva.
Esse trabalho é realizado por profissionais qualificados contratados pela COASSEJE, que atuam em duas frentes:
Equipe Técnica: responsável pelo acompanhamento das famílias e dos processos judiciais, além do suporte psicossocial às crianças e adolescentes. Também elaboram os instrumentais PIA (Plano Individual de Atendimento) e PAF (Plano de Acompanhamento Familiar).
Equipe de Cuidados: dedicada ao dia a dia das crianças e adolescentes, garantindo atenção, carinho e organização do ambiente.
Cuidar dessas crianças exige dedicação e responsabilidade. Mesmo afastadas da família, suas vidas continuam: elas vão à escola, praticam esportes, participam de festas, passeios e recebem acompanhamento médico, odontológico e psicológico.
Enquanto permanecem no Lar, há um trabalho intenso de acompanhamento das famílias de origem, para que possam se reestruturar e receber seus filhos de volta.
Quando isso não é possível, entra em ação o Projeto Abraçar, que oferece suporte às famílias interessadas em adoção, através do Programa de Apoio à Adoção
Nos bastidores, a COASSEJE através da sua diretoria, colaboradores e voluntários cuida para que nada falte.
São cerca de 20 profissionais contratados e 40 voluntários que, diariamente, oferecem não apenas bens materiais – como roupas e alimentos – mas também aquilo que não se pode medir: carinho, atenção, abraços, sorrisos.
Tudo é feito com muito amor e dedicação.
E você, gostaria de fazer parte dessa obra transformadora? Venha ser voluntário e ajude a construir futuros cheios de esperança!